terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

RESILIÊNCIA




Este é um conceito da física que é a capacidade que alguns materiais têm de acumular energia quando submetidos a grandes impactos, se deformam, sem no entanto ocorrer ruptura e retornando à forma original quando cessa a tensão.
A palavra é originada do latim, que significa "voltar ao estado natural".
Na psicologia dizemos que é a capacidade que a pessoa tem de enfrentar dificuldades e traumas, vencer obstáculos, e não ceder à pressão, superando e saindo fortalecido das situações, com maior capacidade de responder positivamente a dificuldades futuras.

Resiliência do Bambu: Diante de um vendaval um bambu se verga mas não se parte"  Após a tempestade ele retorna à sua posição. Além da resiliência, ele não se quebra por ter suas raízes profundas  fincadas no chão. 

A resiliência é um atributo da personalidade, mas que também pode ser desenvolvida. Muitos fatores são importantes, como o apoio de outras pessoas, a fé, o autoconhecimento, a perseverança, a confiança, o otimismo, a flexibilidade, a adaptabilidade.
É preciso resignificar a experiência, adaptar-se à novas alternativas. Fazer a escolha de estar bem, não importa as circunstâncias, é reconstruir-se, remontar, remendar.(Virgínia Melo)


É preciso saber equilibrar a tensão com a habilidade de lutar,buscar um nível de consciência, reconhecer, aceitar e enfrentar, abrindo-se de forma positiva para as transformações, adaptações. Encontrando forças mesmo quando pensa que não as tem
Qual a melhor escolha? a autopiedade e o desespero OU a coragem e a esperança?
Aconteceu. Vou ficar me lamentando, me entregar, me desarmonizar, vivenciando o trauma ou vou olhar de frente e ver quais as chances o que posso fazer para abrandar, buscando as possibilidades, lutando, vivendo.(Virgínia Melo)