sexta-feira, 15 de março de 2013

Atenção aos Sinais

Os sintomas são sinais de alerta, são sinalizações que querem dizer que as nossas necessidades não estão sendo atendidas. É preciso estar atento aos mais leves sintomas. Muitas vezes o corre corre da vida, as múltiplas atividades, não nos deixa tempo para pararmos e pensarmos um pouco em nós. O que estamos precisando? É preciso se permitir ficar sem fazer nada, observar a linguagem do corpo, trazer a consciência para esta leitura. Fazer exercícios de respiração, meditação. É fundamental dedicar um tempo a si mesmo. 
Como estou cuidando do meu corpo? O que ele está querendo me dizer?
Precisamos ampliar nossa percepção do corpo, ter uma ligação mais íntima e ouvir a nossa voz interior. Um desejo inconsciente pode se manifestar no corpo como um sintoma, com o objetivo de tornar este desejo consciente. Muitas vezes é necessário o aparecimento de uma enfermidade para alertar que algo precisa ser mudado.
Sempre antes da manifestação de um sintoma no corpo, ele se mostra na psique, por isso a necessidade da escuta interior. 
A terapia também é muito importante, eu particularmente gosto muito de utilizar a experiência somática, que é uma abordagem psicofísica, que ajuda no exercício da consciência corporal. Na terapia a pessoa entra em contato com seus próprios recursos, desenvolve suas percepções, buscando uma interação com todas as suas partes, mesmo as que parecem ser mais sombrias, mas que devem ser aceitas e expressas para um equilíbrio com a totalidade.
A saúde é um estado natural de harmonia energética. (Virgínia Melo)