terça-feira, 12 de março de 2013

CÂNCER DE MAMA E A FEMINILIDADE

O câncer de mama, além dos medos, dos momentos de angústia, da ansiedade, além da mutilação, das dores, das sensações físicas super desagradáveis (na mastectomia), existe a preocupação ligada a feminilidade, questões como "vou deixar de  ser mulher", "ninguém mais vai me querer",  vou ficar gorda, feia, perder a sensibilidade na mama, e tantas outras que afligem e causam um grande abalo no psicológico e no emocional, as perdas são significativas.
Quando uma mulher detecta algum nódulo na mama já sente um pavor e pensa sempre no pior, a suspeita já desencadeia uma inquietação, angústia e medo.
Entre as mulheres, o câncer de mama é a segunda neoplasia maligna com maior incidência, no entanto é um tipo de câncer que possui uma significativa possibilidade de cura e sobrevida.
Para as mulheres as mamas tem um significado da identidade corporal feminina, é um órgão de caráter erógeno, símbolo da sensualidade, e maternidade.
Quando o médico fala que vai ser necessário retirar a mama, a mulher ouve que vai ser necessário retirar o seio, não a mama como órgão e sim o seio como símbolo do feminino.
Retirar uma parte ou todo o seio através da mastectomia, provoca um sentimento de castração, é como se mutilasse a própria identidade feminina, mesmo sabendo que o procedimento significa preservar a vida.
Outra perda que muito abate, é o cabelo, ficar careca. É difícil se olhar no espelho e estar sem cabelo, aparecer nos lugares, sair na rua, os olhares, as perguntas, tudo isso intimida a mulher e mexe com sua auto estima.
A sexualidade é bastante afetada, uma vez que a mulher tem medo de rejeição, tem vergonha, passam a esconder o seio, existe uma mudança no comportamento durante o ato sexual.
É necessário se adaptar às novas modificações, construindo novas formas de se relacionar com o seu corpo, aceitando as limitações, buscando a sensualidade, a beleza, sentindo-se mulher inteira, bela, despertando o apetite sexual, sem medos, sem vergonha, para isso é preciso aceitação de todas as fases vividas e entender que viver é o mais importante, e que pode ser feliz e ser mulher tanto quanto era antes.
Quanto ao cabelo, lembrar que a queda é reversível e que logo ele cresce novamente. E na fase em que se encontra sem ele, tem a opção de usar perucas, lenços lindíssimos, ou mesmo curtir o novo visual, abusando da maquiagem, principalmente ressaltando os olhos, existe muitas dicas de maquiagem.
Vestidos tomara que caia com bojo é uma boa dica, eu particularmente gosto de usá-los. Sutiã com bojo um número maior, também disfarça e fica bem até mesmo com camisetas coladas. Sem falar nas lingeries lindíssimas. Buscar a sensualidade, se sentindo linda, poderosa e pensar que apesar da importância da mama, não será a perda dela que fará de você menos mulher. Diga: "Eu sou o que sou e tenho tudo que preciso para ser FELIZ" Faça uso desta  frase em voz alta, falando pausadamente, percebendo a vibração no seu corpo. Conscientizar e aceitar é o ponto chave para você ficar bem. Lembrar sempre que é uma etapa na vida que está sendo necessária e como sendo uma etapa vai passar.

Olhem que legal este vídeo. O facebook dela é: quimioterapia e beleza, achei muito interessante, vale a pena conhecer.(Virgínia Melo)






Nenhum comentário:

Postar um comentário